Já sabemos há tempos que o mercado de trabalho como um todo está em constante transformação. E é natural que esse movimento impulsione os profissionais a buscarem novos modelos para suas carreiras. Quando falamos do mercado financeiro especificamente, as mudanças são bem acentuadas e representam tanto desafios como oportunidades. Por isso, é fundamental conhecer e até mesmo se antecipar aos novos cenários para aproveitar as chances de crescer profissionalmente. A remuneração no setor pode ser bem atrativa, mas as exigências também são proporcionais. Há uma demanda por profissionais habilitados e que estejam antenados às tendências que estão por vir.
Evolução do mercado
Em comparação com mercados mais maduros como o europeu e norte americano, o cenário financeiro no Brasil ainda não oferece um leque tão grande de possibilidades. O fluxo de capitais está mais concentrado em poucas instituições. Entretanto, esse estágio embrionário já se encontra em estado de mudança e tende a evoluir cada vez mais. Com o objetivo de aumentar a acessibilidade de recurso e criar mais dinamismo na circulação de capital, novas instituições surgem no mercado com propostas mais atrativas. Para os profissionais da área, esse movimento significa um multiplicador de oportunidades.
Revolução tecnológica
Os avanços tecnológicos são outros agentes de transformação que criam oportunidades no mercado financeiro. As ferramentas e processos que surgem no setor exigem novos especialistas. Do surgimento dos caixas eletrônicos, passando pelo internet banking e chegando às inovações das Fintechs, diversos postos de trabalho foram extintos, reciclados e principalmente criados. Ao pensarmos em conceitos como Blockchain e Open Banking, por exemplo, fica fácil entender que o ritmo de mudança está cada vez mais acelerado e que o mercado precisa de profissionais capacitados para implementar e liderar tudo isso.
Quais são as oportunidades e como aproveitá-las?
O novo cenário demanda uma gama de profissionais capazes de desenvolver os sistemas de distribuição de recursos, elaborar produtos financeiros mais ágeis e vantajosos e estabelecer uma cultura de educação financeira na sociedade. Quem se dispor a sair da caixinha e tiver as habilidades necessárias para realizar essas funções conseguirá se destacar.
Seja a melhor versão de si mesmo
Para estar preparado, é essencial buscar novos aprendizados constantemente. Faça cursos, leia livros e acompanhe blogs e vídeos sobre as novidades do setor para estar sempre por dentro das tendências. Além das habilidades técnicas, desenvolva aspectos como liderança, criatividade e competências de gestão. O profissional do futuro precisará ser cada vez mais especializado, adaptável e analítico para criar soluções para problemas desconhecidos. É preciso ter um olhar atento ao cenário competitivo e mutante. Ter visão estratégica, proatividade e competências emocionais é a chave do sucesso, já que o exercício profissional puro e simples ficou no passado. De qualquer forma, a exigência das chamadas soft skills não elimina a necessidade de especializações e certificações técnicas, que devem ser escolhidas de
acordo com o objetivo de atuação de cada profissional. Conhecimentos em tecnologia também são um diferencial de peso, uma vez que as novas soluções se inserem em uma realidade hiperconectada. Pense sempre em inovação para agregar valor e gerar os melhores resultados.
Respire o ecossistema
As melhores oportunidades aparecem para quem ama o que faz e se joga de cabeça nas novas experiências profissionais. Fique em contato com pessoas influentes do setor para trocar conhecimentos. Bons contatos abrem boas portas. A curiosidade e a vontade de estar por dentro das novidades te colocarão na hora e no lugar certo para surfar na onda do crescimento desse mercado em ebulição. O sucesso sempre vem para quem tem prazer no que faz. Mantenha-se motivado e boa sorte!